Ambientes com Sabores

Boas!

Quem me conhece sabe que gosto de comer. Gosto de comer coisas que façam sentido, sabores que combinem. Ingredientes do nosso dia-a-dia que combinados resultam numa explosão de sabor.

Acho que ganhei esse gosto pela comida com a ajuda deste restaurante - Ambiente com Sabores. Sem dúvida o meu restaurante preferido aqui na ilha, não só pela decoração do espaço, mas sobretudo pela comida que serviam.

A Sala Cinzenta - imagem de: www.azoresdiscountbook.com

Desde que abriram (penso que em 2007 ou 2008) que lá vou, e ainda me lembro do primeiro prato que comi - rosbife de atum em crosta de sésamo, com batata-doce, tetragonia salteada e compota de tomate - que nunca saiu da ementa. Desde então, este restaurante passou para o topo da minha lista.

De vez em quando havia os menus de degustação, onde por um determinado valor podiamos provar diversos pratos feitos para aquela ocasião, sempre com os peixes frescos dos Açores, as nossas maravilhosas carnes e legumes biológicos. Consegui estar em alguns desses eventos, desde as apresentações das ementas (que eram mudadas consoante a estação), até ao jantares temáticos de sushi, ou o jantar de passagem de ano 2012/2013 em que o tema era "os loucos anos 20".

Sala Vermelha - imagem de: restaau.pt

Houve um prato que rápidamente se tornou o meu favorito - cherne com molho de manga, acompanhado de arroz de alho francês - não vos digo nem vos conto, era uma coisa de ir à lua e voltar. Quase que chorei quando o prato saiu da ementa :)

Com esta minha dissertação, afinal que receita vos venho mostrar? - perguntam vocês. Pois, desta vez não trago receita nenhuma, mas sim fotos, fotos do último jantar que serviram.
O restaurante fechou o mês passado.

Tenho a dizer que este foi sem dúvida nenhuma o melhor jantar que comi lá, cada prato era melhor que o anterior e para o final já nem consegui comer a sobremesa toda. Acho que fiquei cheia durante 3 dias :)

A qualidade das fotos não é a melhor, pois foram tiradas com o telemóvel.

Descrevendo os pratos:
1 - Começamos por um granizado de Verdelho com lima, gengibre e majericão. (Não tenho foto desse).
2 - Polvo corado, envolto em bacon sobre figos caramelizados e maracujá natural. (Foto canto superior esquerdo).
3 - Tataki de novilho com sésamo tostado sobre guacamole, vinagreta de azeitonas verdes e saladinha de pepino. (Foto canto superior direito).
4 - Rojões de atum, compota de meloa da Graciosa, batata doce migada e picadinho de tomate com chalotas. (Foto do meio, lado esquerdo).
5 - Lombinho de veja grelhado, bróculos salteados, açorda de ovas com picadinho de camarão, cromásio da arábia e molho de chocolate branco. (Foto do meio, lado direito).
--- Entre prato --- Shot de limão com hortelã e pimenta (Foto da fila de baixo, lado esquerdo).
6 - Magret de pato braseado sobre tetragónia salteada em toucinho de fumo, mandioca crocante e molho de uvas com manga e pimenta rosa. (Foto fila inferior, ao centro).
7 - Bolo de banana com mousse de lima e queijo da ilha  panado com massa sovada. (Foto da fila inferior, lado direito).

Com muita pena me despedi, mas com um até já - espero eu - deste restaurante e do Chef Paulo e a sua família.


Ao escrever este post, surgiu-me a ideia de continuar a escrever post do género, com os diferentes restaurantes que vou conhecendo aqui da ilha.
E espero também voltar a colocar as minhas receitas, que têm sido muito básicas e fáceis de fazer:)

1 comentários:

Unknown disse...

É impressionante como esta descrição não saiu da minha mão, porque é exactamente o que eu sinto. Eu tirei fotos a todos os Pratos que comi, confecionados pelo chefe Paulo, depois do meu primeiro prato "Rosbife de atum em crosta de sésamo"

Não sei os motivos do encerramento, nem onde está a trabalhar o Cheffe Paulo, a quem envio um grade abraço se por acaso ler este coment.
Henrique