Millet com Cogumelos e um Olá outra vez!

Bem-vindos ao "Anita na Cozinha"!

Em 2013 deixei de escrever no "Comidinhas da Miss", a frequência já não era tanta e estava um pouco desanimada com aquele tipo de comida. Assim sendo deixei o blog um pouco de lado e dediquei-me a outras coisas.

Agora, noutra fase, acho que é altura de regressar. Decidi deixar de comer carne, e é um desafio interessante fazer refeições sem ela.
Ainda como peixe e marisco, é o que agora se chama um Pisciteriano, eu cá digo, em tom de brincadeira, que sou uma pseudo-vegetariana!!

Mas nesta minha busca por refeições que excluem a carne, o peixe e a soja, por vezes torna-se difícil encontrar receitas que não pareçam apenas acompanhamentos. E depois de fazer workshops, de comprar livros e de muita pesquisa, decidi regressar e de alguma forma contribuir com refeições nutritivas, bonitas e acima de tudo, saborosas :)


Sendo assim, digo adeus ao "Comidinhas da Miss" (que ficará sempre no arquivo do blog) e dou as boas vindas ao "A Anita na Cozinha", convidando-vos a entrar e fazerem-se de casa.

A Anita na Cozinha surgiu da necessidade de mudar o nome do blog, para me distanciar do antigo, aproveitando a alusão aos livros da Anita, que fizeram parte da minha infância. Ao facto de ela querer aprender uma coisa nova em cada livro e o mais óbvio, também me chamo Ana :)

Comecemos então por uma receita do blog "Oh She Glows", a minha mais recente descoberta e que é uma inspiração todos os dias.

Millet com estufado de Cogumelos

Ingredientes:

Medida: 1 caneca de 30 cl (uma caneca normal de beber leite)
  • 1/2 caneca de millet cru
  • 1/2 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola doce média picada
  • 3 dentes de alho picado
  • 300 gr de cogumelos frescos, laminados
  • 1,5 colheres de sopa de alecrim picado
  • 2 colheres de sopa de levedura de cerveja (a receita original é com nutritional yeast)
  • 1,5 colheres de sopa de molho de soja
  • 1/2 colher de sopa de farinha de milho
  • 1 e 1/4 de caldo de legumes
  • 1 chávena com couve picada, sem os talos
  • Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Numa frigideira tostar o millet em lume médio, com cuidado para não queimar. O objectivo é ficar dourado. Retirar do lume e colocar num tacho com uma caneca de água, e temperar com uma pitada de sal e pimenta. 
Quando ferver, baixar o lume e deixar cozinhar por 15-20 minutos sem retirar a tampa. Passado esse tempo, desligar o lume e deixar estar mais 5 minutos. 
Retirar a tampa, soltar o millet com um garfo e reservar.


Entretanto, em lume médio, aquecer o azeite e juntar as cebolas e o alho, saltear por 5 minutos.
Adicionar os cogumelos e saltear por 12 minutos, mexendo sempre que for necessário. Juntar o alecrim, a levedura de cerveja e o molho de soja. Cozinhar por mais alguns minutos.


Numa tigela pequena colocar a farinha de milho e ir adicionando o caldo, mexer até não ter grumos e juntar à mistura de cogumelos. Juntar a couve e cozinhar por mais 5-6 minutos, até o caldo estar ligeiramente mais espesso.


Dividir o millet por duas taças e servir com os cogumelos no topo.


Bom apetite :)

0 comentários: