Crumble de Mirtilos

O Mirtilo é um fruto muito apreciado lá em casa, infelizmente ainda é uma coisa rara aqui nos Açores. Por cá temos um fruto endémico bastante semelhante, a uva-da-serra, embora um pouco mais ácido.

Ainda assim, houve quem se lembrasse de mim e me deu 5 Kg de mirtilos, 5!!! Fiquei super contente, porque sempre que vejo uma receita com mirtilos morro de vontade de a fazer, pois é um fruto que parece que tem uma cor encantada, pinta toda a massa que toca e transforma as cores, fazendo paletes de cor riquíssimas.

Infelizmente a minha máquina fotográfica há muito deixou de funcionar, e tenho-me desenrascado com a câmara do iPhone, mas este não consegue captar todas as tonalidades e à falta de luz natural as fotos ficam sempre a desejar.

De qualquer modo, partilho a receita que ficou deliciosa para um dia mais fresco de verão ou mesmo para se fazer durante o outono.

Crumble de Mirtilos


Ingredientes: 
- 200 gr. de farinha (usei 100 gr. de farinha de trigo integral e 100 gr. de farinha de aveia);
- 200 gr. de açúcar amarelo (se os frutos forem doces pode-se reduzir a quantidade);
- 200 gr. de manteiga derretida (corto sempre nesta parte);
- 2 colher de sopa de amêndoa laminada;
- 100 gr. de chocolate negro;
- mirtilos
- morangos

Preparação:
1. Numa taça juntar a farinha, o açúcar e a manteiga e misturar até ficar com um aspecto de areia molhada.

2. Numa forma de ir ao forno, colocar os morangos, os mirtilos e o chocolate amargo.

3. Por cima, espalhar a mistura da farinha e polvilhar com as amêndoas.

4. Levar ao forno a 180ºC, até estar dourado.

0 comentários: