Nevoeiro e um Bolo de Limão

 Boa tarde :)

Ora... para quem conhece os Açores sabe que tanto está sol como a seguir está a chover (obrigada ai anti-ciclone!). Temos um clima bastante incerto e este Inverno foi rigoroso, choveu tanto mas tanto e durante tantos dias seguidos que chegou a provocar bastantes estragos. Ora, quando temos um dia de sol é quase ocasião para uma festa!

E não é que tivemos quase uma semana com solinho? Claro que o sol nos Açores tem sempre aquelas nuvens a pairar que é para não nos esquecermos delas. E quando já estávamos a achar que vinha ai o Verão, esta semana apresenta-se assim, cinzenta, chuvosa e feia!

A foto de cima foi tirada no sábado, a de baixo foi tirada ontem, exactamente no mesmo local, nem conseguimos ver o "nosso" Monte Brasil.

E para um dia (semana) ranhoso como este, nada melhor que um bolinho. E como queremos que o Verão chegue rápido que seja um bolinho de limão, leve, fofo e fresco.


A receita vem do blog "As Minhas Receitas", e fiz o dobro, pois não tinha uma forma de bolo inglês.

"Ingredientes:
(in Olive - Fevereiro 2012, pág. 38)

110g de manteiga
180g de açúcar
180g de farinha com fermento
4 colheres de sopa de leite
raspa de 1 limão
2 ovos

Calda:
casca de 1 limão cortada em juliana fina
sumo de 2 limões
75g de açúcar em pó

Preparação:

Numa taça coloque todos os ingredientes para o bolo e bata com a batedeira eléctrica durante 3 minutos até obter uma mistura homogénea e fofa.
Coloque depois a mistura numa forma de bolo inglês previamente untada e forrada com papel vegetal e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 45 minutos ou até o bolo estar cozinhado.
Entretanto prepare a calda misturando o sumo de limão com o açúcar em pó e a casca de limão em juliana. Leve a lume brando apenas para dissolver o açúcar e desligue (não deixe ferver).
Assim que o bolo estiver pronto retire do forno e deixe arrefecer um pouco. Pique-o depois com a ajuda de um palito e deite a calda sobre o bolo.
Desenforme apenas depois de arrefecido."

2 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Uma deliciosa sugestão para fazer amanhã no feriado!

Anónimo disse...

Nem parece o mesmo céu!!! Incrível como um nevoeiro pode ser tão denso a ponto de ocultar paisagens!!! O bolo está com aspecto bem suculento. Muito bom! Beijinhos, Paula