Salada "Cesar"

Boa tarde,

Ando constantemente à procura de ingredientes biológicos ou o mais naturais possível. É certo e sabido que o super mercado não é o local melhor para encontrar este tipo de produto, apesar de concordar que é muito conveniente fazermos todas as nossas compras no mesmo sitio.

Por isso sempre que alguma coisa do género me passa debaixo do radar, trato logo de averiguar.


E foi assim que conheci o projecto Terra Nostra - Capacitação com Raízes, promovido pela Cáritas da Ilha Terceira. Ora, este projecto é só vantagens, além de integrar e formar jovens, podemos comprar os produtos que eles próprios produzem nas estufas e hortas da escola, sendo que tudo é biológico e com diversas certificações. E além disso, duas vezes por semana recebemos um email com os produtos disponíveis. Basta responder ao email com a nossa "lista" de pedidos e dar a morada de entrega, a nossa encomenda é entregue sem custos adicionais no dia seguinte - só vantagens!!


Outro projecto que também conheci muito recentemente foi a Casinha dos Cogumelos, um produtor local que cultiva os cogumelos e são vendidos ao Kg. No dia da mãe fiz um Risotto de Cogumelos em que utilizei a variedade que está na foto - Pleurotos.

Os ovos também são biológicos. Felizmente tenho conseguido comprar ovos a pessoas particulares, que têm galinhas bem tratadas e felizes!

As cenouras são amarelas sim, e são deliciosas :)



Salada César Vegan


Mais uma vez, uma salada da autoria da "Oh She Glows", não há que enganar com as receitas dela. A senhora tem um dom! A receita original podem encontrar AQUI, a minha tem algumas alterações pois não encontro todos os ingredientes ou não aprecio.


Ingredientes:

Croutons de grão-de-bico

- 1 + 1/2 caneca de grão-de-bico cozido
- 1/2 colher de chá de azeite
- 1/2 colher de chá de flor de sal
- 1/2 colher de chá de alho em pó
- 1 colher de sopa de paprika fumada

Molho:
- 1/2 caneca de caju cru, demolhado durante a noite
- 1/4 caneca de água
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 1/2 colher de sopa de mostarda Dijon
- 1/2 colher de chá de alho em pó
- 1 dente de alho
- 1/2 colher de sopa de molho inglês
- 2 colheres de sopa de alcaparras
- 1/2 colher de chá de flor de sal e pimenta

Para o parmesão de frutos secos:
- 1/4 caneca de caju cru
- 1 colher de sopa de sementes de sesamo
- 2 colheres de sopa de sementes de cânhamo (não usei)
- 1 colher de sopa de levedura de cerveja
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 colher de sopa de alho em pó
- sal e pimenta


Base da salada:
- 5 canecas de couve portuguesa cortada em juliana fina
- 10 canecas de alface picada

Preparação:

1. Demolhar os cajus durante a noite ou pelo menos duas horas. Escorrer e secar.

2. Para os croutons de grão:
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Escorrer e secar o grão de bico com uma toalha, eventualmente cairão algumas cascas do grão, pode descarta-las. Colocar o grão numa assadeira e polvilhar com os restantes ingredientes, envolver com bastante cuidado de modo a que todos os ingredientes fiquem cobertos. 
Levar ao forno durante 20 minutos. Abrir o forno e mexer com o tabuleiro para os grãos mudarem de posição e voltar a colocar no forno por mais 10-15 minutos, até estarem dourados.
Reservar. Quando arrefecerem ficam firmes e pode ser guardado em frascos herméticos. 

3. Molho:
Adicionar todos os ingredientes (excepto o sal) num processador e misturar até ao molho está macio. Caso seja necessário acrescentar um pouco de água. Por fim temperar com o sal e reservar.

4. Parmesão:
Colocar os cajus num processador de cozinha e triturar até estar bastante fino. Agora juntar os restantes ingredientes e "pulsar" até estar tudo misturado. Provar, temperar e reservar.

5. Montar:
Juntar o molho à alface e couve e misturar bem. Colocar num prato de servir e salpicar com o grão de bico e o parmesão. Servir de imediato.



0 comentários: