Miso Ramen

A receita de hoje vem do Oriente. É uma daquelas receitas que andavam debaixo de olho há anos e eu nunca tinha feito por achar que ia ser muito difícil, ou porque não tinha os ingredientes, ou porque achava que tinha bom aspecto mas se calhar eu não ia gostar.


Mas após ter visto o video da Ana Galvão, a falar sobre o Miso, eu disse "de hoje não passa". Fui à loja de produtos naturais e comprei a pasta de Miso de Arroz (também há de soja, mas eu sou um bocadinho séptica em relação à soja). E assim que cheguei a casa pus mãos à obra.

Tal como eu esperava, é um prato completamente "comfort food". É um excelente substituto para a tradicional canja de galinha, já que o miso tem propriedades excelentes e quantos aos legumes, nem é preciso comentar!

Então vamos lá à receita.

Miso Ramen


Ingredientes para 2 pratos:
- Pasta de Miso;
- 1,5 L de Água;
- Noodles de arroz (são os únicos no supermercado que não têm 50 mil E's e conservantes e aditivos);
- 1 cenoura em juliana;
- 1 alho francês em juliana;
- 1 cogumelo portobello por pessoa;
- 1 haste grande de cebolinho;
- 1 ovo biológico por pessoa;
- Molho de soja biológico.
- Azeite

Preparação:
1. Preparar todos os ingredientes e colocar em tacinhas para facilitar a tarefa. Colocar a água a ferver.

2. Numa tacinha colocar 2 colheres de chá de miso (1 colher por pessoa) e dissolver num pouco da água quente, de modo a não ficar nenhum grumo. Juntar à restante água para aquecer, sem nunca deixar ferver.

3. Juntar os noodles (a quantidade por pessoa depende da fome de cada um :) ao caldo de miso e deixar cozinhar de acordo com o tempo da embalagem (atenção que a água não pode ferver).

4. Numa frigideira grande ou wok, colocar a cenoura e o azeite e saltear, adicionar o alho francês e uma colher de sopa de molho de soja. Saltear até os legumes cozinharem q.b. (não queremos demasiado cozinhados, pois o objectivo é que estes continuem com a sua textura).

5. Entretanto colocar o ovo durante 5 minutos em água a ferver. Caso goste da gema mais cozinhada deixe por mais alguns minutos. Mas aqui, a gema liquida funciona como um molho.

6. Numa frigideira (pode ser a mesma em que salteou os legumes) colocar os cogumelos portobello inteiros, tempere com um pouco de molho de soja e cozinhe dos dois lados por 3 minutos aproximadamente.

7. Montagem: deve servir numa tacinha funda, mas um prato de sopa também serve.
Comece por colocar os noodles, de seguida os legumes salteados, por cima o cogumelo fatiado e o ovo cortado a meio. Distribua o caldo de miso e salpique com o cebolinho. Por fim regue com molho de soja e delicie-se!


Nota: O ovo é totalmente opcional, caso o retire tem um prato vegan.



0 comentários: