Hambúrguer de Portobello com Pesto de Couve e Batata Doce



Olá a todos!

Quem me conhece sabe que cogumelos era uma coisa que eu não comia nem que me pagassem.

Sempre me pareceram um alimento estranho com uma textura ainda mais estranha, e era uma coisa que eu punha sempre para o lado. Apesar de gostar muito do molho de cogumelos (só comia o molho) ou do risotto de cogumelos (que convenhamos, era um martírio andar a caçar cogumelos)!

Pois que um dia decidi experimentar cogumelos frescos, e todo um novo mundo se abriu para mim!!! Afinal eu não gostava era de cogumelos enlatados, porque não sabem a nada e têm uma textura e aspeto super artificial (peço desculpa a quem gosta, mas até hoje não consigo comê-los).

E a partir daí que comecei a fazer imensas receitas com eles, são a minha maior alternativa à carne. Como é o exemplo desta hambúrguer, original do livro Oh She Glows, já é a segunda vez que faço e posso garantir que é a melhor hambúrguer vegetariana que já comi.

Já tinha experimentado as hambúrguer de grão, de lentilhas, de feijão, de tofu, etc., etc. Nada bate esta, cheia de sabor e super suculenta, vale a pena experimentar.



Ingredientes para os Portobello
- 2 portobello médios
- 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
- 2 colheres de sopa + 1 e 1/2 de sumo de limão
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de chá de orégãos secos
- 1 colher de chá de manjericão seco (utilizo fresco)
- 1/4 de colher de chá de sal (uso flor de sal)
- 1/4 de colher de chá de pimenta
- 2 pães de hambúrguer

Para o pesto de couve:
- 1 dente de alho
- 70 gr de folhas de couve, sem caule
- 10 gr de tomate seco em azeite (utilizo seco e junto azeite)
- 15 gr de sementes de cânhamo (não utilizo)
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/4 de colher de chá de sal

Toppings:
- Cebola caramelizada:
      - 2 cebolas + 1 colher de sopa de azeite
- Abacate
- Folhas de couve ou alface
- Tomate fatiado



Preparação:

1. Remover os caules do cogumelo, rodando-o até este se soltar. Com uma colher pequena, passar na parte de dentro do cogumelo para soltar os "fios" preto. Também retiro a pele do cogumelo, apenas puxando da extremidade para o centro, mas é opcional, pode simplesmente limpar com papel-toalha.
Num recipiente juntar os restantes ingredientes e misturar. Colocar os cogumelos e deixar marinar entre 30 a 60 minutos, virando a cada 15 minutos (pode ficar a marinar durante a noite no frigorífico).

2. Começar por cortar as cebolas em rodelas finas e colocar numa frigideira com a colher de azeite, levar a lume baixo até a cebola soltar os açúcares naturais e caramelizar. Costuma demorar cerca de 30 minutos.

3. Entretanto, num processador de cozinha, "pulsar" o alho até estar bem picado. Juntar os restantes ingredientes e picar até estar tudo bem misturado. Caso a mistura não esteja suave o suficiente pode ir juntando duas colheres de sopa de água até estar na consistência perfeita.

4. Cortar as batatas em palitos e fritar em óleo de girassol ou tosta-las no forno.

5. Pré-aquecer uma frigideira antiaderente/grelhador com o lume médio-alto. Grelhar o Portobello entre 4 a 5 minutos de cada lado, até estar ligeiramente tostado e tenro.

6. Servir o Portobello nos pães de hambúrguer tostados, duas folhas de alface, uma porção generosa de pesto, cebola caramelizada, abacate e duas fatias de tomate.


0 comentários: